35 poetas portuguesas marcam presença no livro “Tras los claveles”

Uberto Stabile juntou 35 autoras portuguesas na antologia “Tras los claveles”, cuja primeira edição foi lançada em abril de 2022, de forma a destacar o lugar das mulheres na poesia.
É exatamente essa missão de focar a luz de protagonismo nas autoras femininas que a primeira parte do livro prioriza. Entre referências históricas para ilustrar o seu ponto, Uberto menciona a “grande lacuna em ambos os países” no que se toca a representatividade, até mesmo “nos manuais, estudos de lírica e antologias existe uma ausência de poesia escrita por mulheres”. Este problema agrava-se quando destacamos números específicos, neste caso Uberto explica como, no que se toca a “poesia portuguesa editada em Espanha” entre 1918 e 2018, a “mais generosa das antologias em questão de género conta com um total de 17% de autoras, sendo que a maioria de outras antologias contam apenas com uma autora”. Nas “quinze antologias que são mencionadas”, podemos contar com um total de vinte autoras portuguesas do século XX. Podemos, possivelmente, atribuir este factor ao antigo papel das mulheres como “trabalhadoras domésticas” que criava um ambiente social hostil, impossibilitando a chance de se expressar abertamente.


Foi no evento EDITA, que consiste num encontro internacional de editores independentes, em Punta Umbría que “Tras los claveles” foi apresentado entre outros livros, projetos e editoras. O evento decorreu desde 29 de abril a 1 de maio, três dias no total, sendo que esta 44º edição foi dedicada às mulheres e contou com uma participação feminina significativamente maior do que qualquer outra edição do EDITA.


Entre as diferentes temáticas presentes nos poemas e prosas poéticas, encontramos todo o tipo de histórias a ser contadas nas quais as autoras expressam uma pletora de sentimentos, desde desejo a mágoa. Atualmente a primeira edição do livro já se encontra disponível na página online da garvm ediciones.

Anterior
Anterior

Lagoa: Festival de Piano decorre a 15, 22 e 27 de maio

Próximo
Próximo

VÄRA, de Daniel Matos, chega ao Teatro das Figuras a 12 de maio