teatro. dança. performance. cinema. outras.
O Município de Aljezur está a receber a terceira extensão do IndieLisboa - Festival de Cinema Internacional, que decorre no Espaço + até ao dia 04 de junho. Durante os sete dias de Festival realizam-se workshops dirigidos ao público a adulto, juvenil e infantil e, no campo do Cinema, são várias as nacionalidades, línguas e conceitos em diálogo. A programação faz-se maioritariamente de criações recentes, sobretudo de 2021 e deste ano. Contempla ainda alguns dos filmes galardoados pelo Festival.
VÄRA, criação coreográfica de Daniel Matos, chega ao Teatro das Figuras, Faro, a 12 de maio, pelas 21h30.
São cerca de 400 bailarinos entre os oito e os 25 anos, oriundos de 16 escolas. Sobem ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, entre os dias 9 e 12 de abril, para a 18ª edição do Dançarte – Algarve International Dance Competitions.
Nesta noite, a Biblioteca Municipal torna-se auditório do ciclo O Filme Francês do Mês, que apresenta nesta edição o longa Les Éblouis (2019), realizado pela atriz e diretora francesa Sarah Suco.
O dia 27 de março é lembrado como o Dia Mundial do Teatro, um dia que celebra e homenageia a arte dramática desde o ano de 1961. Este dia foi uma sugestão do Instituto Internacional de Teatro, e posteriormente foi criado por este. O seu objetivo é incentivar as pessoas ao consumo e o estudo da dramaturgia.
Hoje, dia 26 de março, o espetáculo comemorativo do 17° aniversário da Companhia de dança Splash realiza-se pelas 21h30, no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António.
Em outubro de 2021, com sete espetáculos marcados, começava a circulação de “Sem Retorno”, criação de Ana Alberto e Thora Nadeshka Jorge, que conta com a produção da Dancenema - Associação Cultural, radicada em Portimão. Na próxima quinta-feira, dia 24 de março, chega ao Auditório Duval Pestana, no Centro Cultural de Lagos, pelas 21 horas.
Amanhã, 19 de março, a assinalar o Dia do Pai e com a produção do Teatro Experimental de Lagos (TEL), “Lobo Vermelho” chega ao Auditório Duval Pestana do Centro Cultural de Lagos, pelas 16 horas.
Há uma vida de plástico amorfo, quase isenta de tacto - de pele? Há uma burguesia indiferente e decadente, mergulhada nessa vida postiça, nesse cultivo oco e estéril, nessa ilusão de laços líquidos e efémeros, de mundos vãs, agoniada pela hipótese de o retrato que fica para a posternidade não ser o mais asseado possível, de não esconder os podres, de o verniz estalar - oxalá o designer de memórias os acuda.
Conversámos com Cátia Tomé e Ivo Saraiva, intérpretes e criadores de Hotel Paraíso.
Depois da residência artística em Cabo Verde, onde esteve em novembro de 2021, é hoje, dia 4 de março, que estreia no Teatro das Figuras, em Faro, pelas 21h30.
A Mostra de Cinema da América Latina está de regresso a Loulé, para a 12ª edição. São quatro os filmes em exibição entre os dias 5 e 6 de março, no Auditório do Solar da Música Nova.
A iniciativa é organizada pela Casa da América Latina, sediada em Lisboa, que tem vindo a desempenhar um papel fundamental na aproximação da comunidade ao Cinema - veículo de conhecimento de uma América Latina estruturalmente fraturada, feita de múltiplas realidades socioculturais.
Estreou a 1 de outubro, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa, onde esteve durante dois meses. Passou depois por Anadia e pelo Porto, onde encheu um Coliseu. Falamos d' «O Homem da Amália», que chega amanhã, dia 12 de fevereiro, ao Auditório Municipal de Albufeira, pelas 21 horas. A peça conta com a produção da Yellow Star Company, texto e interpretação de Virgílio Castelo e encenação de Paulo Sousa Costa.
Exposição “Caiu”, em Faro
A Coragem da Minha Mãe
Até ao fim do mês, há quatro filmes para ver em São Brás de Alportel
Começou o FICLA - Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve
Entrevista a Diana Berbedo e Miguel Pessoa, Diretores Artísticos da Primeira Edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico, que arranca em Faro já amanhã, dia 26, estendendo-se até domingo, dia 28.
Teatro: LAMA Black Box acolhe a peça "Ele Escreveu por 25 Tostões", na próxima quinta-feira
Do silêncio das mulheres ao grito pela Arte: “Monólogo de uma Mulher chamada Maria com a sua Patroa”, hoje e amanhã, em Loulé
Arranca hoje, dia 23 de outubro, a apresentação itinerária do espetáculo “NÃO”, promovido pela cooperativa cultural Lavrar o Mar, e que se estende ao longo de vários pontos da Costa Vicentina e do interior algarvio, até 7 de novembro.
Interpretada e co-criada por Ana Root, Rita Rodrigues, Sofia Moura e Pedro Salvador, a peça estreia-se no Espaço +, em Aljezur, pelas 19 horas, regressando no domingo, às 18. Dia 1 de novembro chega ao Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, pelas 16 horas, e nos dias 6 e 7 termina na Casa do Povo de Alferce, em Monchique, pelas 19 e 18 horas. Pelo meio, também algumas escolas de Odemira a vão receber.