estatuto editorial

Emersa é uma plataforma digital, nascida no seio d’ A Tal Emersa – Associação Cultural de Artistas, Produtores e Jornalistas Independentes. Foca-se na Comunidade e na Cultura, e está particularmente preocupada com aquela que acontece a Sul e em territórios de baixa densidade populacional. As prioridades editoriais são baseadas na livre escolha da equipa.

Na emersa escrevemos sobre aqueles que trabalham no Teatro, na Dança, na Música ou noutros setores artísticos e culturais. Queremos ser rede e âncora aos agentes culturais. 

Na emersa servimo-nos da multimédia para distribuir os nossos trabalhos. Procuramos a multidisciplinaridade, conciliando o contributo de artistas, escritores, designers, fotógrafos, videógrafos e outros profissionais cujas valências consideremos fundamentais para as abordagens que procuramos dar aos temas que cobrimos.

Na emersa, privilegiamos a isenção e a transparência em detrimento da imparcialidade ou da neutralidade – procuramos o rigor, mas sempre com a noção de que a presença de humanismo e intrínseco direito à subjectividade devem ser reivindicados em tudo o que criamos.

Na emersa procuramos criar um espaço aberto à colaboração de todos aqueles que queiram partilhar connosco pensamentos, reflexões. O espaço dedicado a artigos de opinião e outros textos de carácter não informativo será devidamente identificado como tal.

Na emersa move-nos o respeito pela pluralidade e pela inclusão. Rejeitamos qualquer discriminação que tenha por base o género, etnia, cor de pele ou outros.

A emersa não cede a interesses corporativos, económicos ou partidários; responde por si e pela sua comunidade. Qualquer proposta que interfira ou comprometa a premissa da independência editorial será recusada.

Na emersa procuramos conjugar os ritmos e as abordagens – as diretas com as profundas; as novidades com as notícias – as quais nem sempre têm de ser novidade; informar sobre o que acontece, mas também ouvir quem o faz acontecer e pensar sobre como é que acontece.

Na emersa oferecemos a possibilidade de exibir publicidade, a qual é visual e tecnicamente optimizada para um melhor desempenho.

Na emersa, os exercícios de pesquisa, entrevista e criação alicerçam-se nos princípios veiculados no Código Deontológico do Jornalista.