Escrevemos Sol aos 100 anos do poeta e artista António Ramos Rosa.
O evento de celebração do centenário, realizou-se nos dias 16 e 17 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Faro.
Durante 2 dias, a Biblioteca Municipal de Faro, António Ramos Rosa, tornou-se o epicentro da obra do poeta que lhe dá nome.
Num evento de organizado pela associação A Tal Emersa, em co-produção com a Epopeia, com o apoio da Câmara Municipal de Faro e em parceria com a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa, homenageou-se a vida e obra do farense.
O primeiro dia contemplou a inauguração da exposição "António Ramos Rosa e a Interrogação do Real", que contou com a presença da Dra. Sandra Martins, responsável da Biblioteca Municipal de Faro, do Sr. Presidente da Câmara Rogério Bacalhau e do Professor Dr. António Carlos Cortez, curador do evento.
A tarde seguiu-se com a Mesa Redonda de Poetas "Poetas com António Ramos Rosa: testemunhos, uma ideia de poesia" que contou com as intervenções de Fernando Pinto do Amaral, Jorge Vaz de Carvalho, Jorge Reis Sá e Paulo Teixeira e foi moderada pelo jornalista Luís Ricardo Duarte.
O programa do segundo dia, rico e multidisciplinar, contou com uma conferência de abertura a cargo da Professora Doutora Paula Cristina Costas, uma mesa redonda de poetas que se debruçou sobre o mote “António Ramos Rosa - testemunhos, influência e evocações”., três mesas de trabalho sobre as temáticas do universo ramos-rosiano e uma conferência de encerramento sob a tutela do curador.
O evento culminou num espetáculo de poesia protagonizado pelos atores Eurico Lopes e Luís Lucas.
A curadoria do evento de comemoração do centenário esteve a cargo do professor, poeta e ensaísta, António Carlos Cortez e contou com a intervenção de um leque de personalidades e pensadores influentes no cenário literário português nomeadamente Elisa Costa Pinto, João Albuquerque, Luís Filipe Castro Mendes, Ana Marques Gastão, Cláudia Tomé Silva, José Ricardo Nunes e Luís Quintais.
A exposição alusiva à vida e obra de António Ramos Rosa, encontra-se disponível para ser visitada na Biblioteca Municipal de Faro. Nela, encontram-se originais e inéditos do poeta e artista, cedidos da coleção particular do curador da exposição, António Carlos Cortez, e pela filha do autor, Maria Filipe Ramos Rosa.