Faro: "A Coragem da Minha Mãe", de George Tabori, estreia-se no Teatro das Figuras

A Coragem da Minha Mãe

"A Coragem da Minha Mãe", de George Tabori, estreia na próxima quinta-feira, dia 20 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro das Figuras.

Encenada por Jorge Silva Melo, a peça "A Coragem da Minha Mãe", do dramaturgo húngaro George Tabori, é a história real sobre como Elsa Tábori, mulher judia e mãe de George Tabori, escapou ao campo de concentração de Auschwitz, depois de enfrentar um soldado alemão com uma mentira.

O texto é da tradução de António Conde, e a peça conta com Pedro Carraca, Antónia Terrinha, Hélder Braz; as vozes de Carla Bolito, Américo Silva, Pedro Caeiro, António Simão, Joaão Meireles, Tiago Matias, Nuno Gonçalo Rodrigues, e Jorge Silva Melo; com a Cenografia e Figurinos de Rita Lopes Alves; Luz de Pedro Domingos e Som de André Pires.

George Tabori (1914-2007), húngaro de origem judaica e posteriormente detentor de cidadania alemã, britânica e americana, nomadismo de sobrevivência que Brecht, chegou a referir quando falava de Tabori como aqueles que "mudaram mais vezes de terra do que de sapatos".

Além de escritor, roteirista e dramaturgo, Tabori foi ainda tradutor (sobretudo de obras de Brecht e de Max Frisch), ofício que iniciou por volta de 1947, quando emigrou para os Estados Unidos.

Como roteirista, destaque-se o filme "I Confess" de Alfred Hitchcook (1953), o qual dizia de Tabori: "homem que sabia demais".

Fotografia: Bernd Uhli, 2007

Em Portugal, A Coragem da Minha Mãe, a par de Mein Kampf / O Branco Judeu e o Pele Vermelha / Os Canibais, estão editadas pela Cotovia, e Weisman e Cara Vermelha - Um western judeu pela Companhia das Ilhas.


FONTE Make It Happen   FOTOGRAFIA Artistas Unidos | Bernd Uhli)
Anterior
Anterior

Daniel Matos: “O meu trabalho não é a procura de uma narrativa, mas de uma experiência do corpo com a realidade”

Próximo
Próximo

São Brás de Alportel: Tributo a Piazzola faz-se pelas mãos de Gonçalo Pescada e Quinteto Sull'a Corda