São Brás de Alportel: Tributo a Piazzola faz-se pelas mãos de Gonçalo Pescada e Quinteto Sull'a Corda
O concerto de Homenagem a Piazolla, pelo Quinteto Sull'a Corda e Gonçalo Pescada, realiza-se no próximo sábado, dia 22 de janeiro, pelas 17 horas, no Museu no Traje de São Brás de Alportel.
O Quinteto Sull a'Corda é formado por Rebecca Christopherson (violino 1), Daniela Dahmen-Quintas (violino 2), Elisabete Martins (viola), Bárbara Santos (violoncelo) e Bruno Vítor (contrabaixo). Para este concerto, ao quinteto junta-se o farense Gonçalo Pescada, acordeonista e doutorado em Música pela Universidade de Évora.
De ascendência italiana, Astor Piazzola (1921-1992) foi um compositor argentino, considerado hoje um dos mais proeminentes compositores de Tango da segunda metade do século XX. Cedo agarrou o bandoneón, instrumento semelhante a concertina e típico da Argentina e do Uruguai.
Pelas inovações que trouxe ao timbre e às harmonias deste género (em parte motivadas pela influência do jazz proporcionada pelo período em Nova Iorque), foi acusado pelos mais conservadores de perverter o Tango - posição à qual Piazzola reagiu ao defender as suas composições como resultado de uma nova língua - a língua de Piazolla, à qual chamava "Música Contemporânea de Buenos Aires".
FONTE Make It Happen FOTOGRAFIA Roberto Estorninho (estorninho.biz)