Festival Benemérito da Cultura Ucraniana decorre em Lagos amanhã e domingo

O Festival Benemérito da Cultura Ucraniana decorre em Lagos amanhã, dia 28, entre as 12 e as 22 horas, e no domingo, dia 29, entre as 12 e as 20 horas, no Recinto do Viv’ O Mercado (em frente à Câmara Municipal de Lagos).

 
 

Organizado pela Associação dos Ucranianos em Portugal e a comunidade ucraniana local, o evento solidário de ajuda ao povo ucraniano inclui comida tradicional, artesanato, bijuteria e música instrumental ucraniana, contando ainda com a presença dos artistas Jasmim, Viktoria Shpak, Estrela Band, Vereteno, Yariko&Man, Sérgio Morais e Maria Odemchuk. O valor angariado neste evento será usado para contribuir na compra de uma ambulância e material médico para a Ucrânia.

 

Esta não é a primeira vez que o Município de Lagos colabora com a Associação dos Ucranianos em Portugal: já em fevereiro havia iniciado a recolha de bens necessários. Além disso, a Câmara Municipal uniu-se a várias entidades locais e nacionais, o que resultou em sete iniciativas com vista ao apoio dos refugiados ucranianos,, em particular aos chegados a essa cidade. Tais iniciativas continuam em vigor, e são elas: (1) angariação de bens alimentares não perecíveis, leite e medicamentos, cuja recolha decorre nas juntas de freguesia do concelho (dias úteis, 9h00-16h30) e nos Bombeiros Voluntários de Lagos (diariamente, 18h00-20h00); (2) Programa LAGOS APOIA: apoio da autarquia ao nível de géneros alimentares, produtos de higiene e medicação extensível a todas as famílias de refugiados que necessitem (o apoio faz-se por via da Linha de apoio do Serviço de Ação Social da CM de Lagos - 965 898 776); (3) mediação para acolhimento de refugiados - apelo às famílias, lares e pessoas com possibilidade de acolher refugiados. Para tal, basta preencher um formulário. (4) Apoio a crianças em idade escolar, desenvolvido pelo Clube Recreativo Cultural e Desportivo Luzense, que tem vindo a ceder e a adaptar as suas instalações para realizar atividades de integração de crianças e jovens em idade escolar, para a aprendizagem da língua portuguesa; (5) aulas de português destinadas à população ucraniana têm sido organizadas pela Igreja Batista de Lagos (Urbanização Vila Praia D. Ana, Lote 11, lojas A e B, Lagos); (6) Portugal for Ukraine: esta é uma plataforma que visa congregar todas as ações do Estado Português em relação ao conflito na Ucrânia, nas dimensões de ação internacional, do envio de apoio humanitário e da integração e acolhimento em Portugal de pessoas deslocadas; (7) guia para acolher pessoas refugiadas: a Ordem dos Psicólogos Portugueses disponibilizou um guia de apoio para todos os que pretendem apoiar refugiados ucranianos, com especial enfoque na consciencialização e reflexão das nossas capacidades e disponibilidades para ajudar.

Anterior
Anterior

É em água doce que se faz “Balad’O”, peça de circo da Lavrar o Mira e a Lagoa

Próximo
Próximo

Seis anos depois, The Mirandas regressam ao Club Farense