Amanhã e sábado, "Diferente-Mente - Projeto Arte Sem Limites" chega a Lagos e a Lagoa

“Diferente-Mente” Projeto Arte Sem Limites

A 14 e 15 de janeiro, o "Diferente-Mente - Projeto Arte Sem Limites" chega a Lagoa e Lagoa. Amanhã decorre no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, e no sábado no Auditório Duval Pestana (Centro Cultural de Lagos). Ambos os espetáculos começam pelas 19 horas, e os bilhetes têm um custo de três euros, sendo gratuitos para menores de 18 anos.

Este projeto conta com a coprodução da Artis XXI - Associação de Educação Artística de Lagoa, e inclui duas criações: a performance “Viram a Ana?” e a peça de teatro “Ser Diferente-Mente”, que marca a estreia da Companhia D’Algibeira - Teatro.

"Viram a Ana?" baseia-se no livro homónimo, de Susanna Ma-angeli-Chiara Carrer, e conta a história deAna - criança que se perde no mercado onde passeia com a mãe. A interpretação cruza de uma forma única as Arte Plásticas, a dança e a expressão corporal, por via das quais se tratam questões identitárias: "Quem sou? Como me veem os outros? O que me torna único para quem me conhece?"

Já "Diferente - Mente" trata-se de uma peça de teatro que reúne profissionais do teatro e jovens adultos e que, perante uma sociedade movida pela competitividade que coloca em causa a independência e a autonomia do indivíduo, pretende exataltar as particularidades de cada um e os talentos que essas potenciam, bem como "fomentar o quão importante se torna a expressão dramática, o
movimento e a música nesta forma “Diferente-mente” de comunicar."

À luz do que sugere o nome, "Diferente-Mente" pretende refletir "sobre de que forma a nossa sociedade, atenta e preocupada, olha a inclusão e de que forma esta se manifesta na comunidade." Para tal, fala-se de respeito, sensibilidade, afeto e empatia para com a individualidade do outro.

"​Queremos igualmente colmatar a falta de oportunidades profissionais e de espaços de atuação acessíveis"

Nas palavras de Elsa Mathei, Diretora Executiva do Espetáculo, "refletimos enquanto fazemos arte, movidos pela necessidade de alertar para a situação profissional dos artistas com deficiência e a urgência de criar experiências artísticas no seio da comunidade escolar inclusiva. Queremos também trazer as artes para as nossas escolas públicas e permitir que os alunos com deficiência se expressem e beneficiem da alegria incomensurável que as artes podem proporcionar. Queremos igualmente colmatar a falta de oportunidades profissionais e de espaços de atuação acessíveis que são essenciais para promover a inclusão dos profissionais com deficiência nas artes cénicas."

Mais informações através do e-mail eventos@artis21.pt ou do contacto 282 180 619.


FONTE Make It Happen   FOTOGRAFIA Diferente-Mente
Anterior
Anterior

Está a chegar "Passageiro", novo single de Fernando Leal

Próximo
Próximo

Anna Winkin estreia-se em Barão de São Miguel a 21 de janeiro