Faro celebra os 100 anos de António Ramos Rosa

O evento de comemoração realiza-se nos dias 16 e 17 de Outubro na Biblioteca Municipal de Faro. 

Nascido em Faro em 1924, António Ramos Rosa foi um dos mais importantes poetas portugueses do século XX. 

Em 1958, publicou o seu primeiro livro, “O Grito Claro”, a primeira de mais de 100 obras relevantes no panorama literário português.

A sua obra caracteriza-se por uma profunda reflexão sobre a existência do ser numa procura contínua entre a sua relação íntima com o mundo. Indissociável das artes visuais, António Ramos Rosa é visto como um artista do visual, com uma poesia gráfica que acompanha os seus esboços e desenhos.

O autor que morreu em 2013, celebra em 2024, os 100 anos do seu nascimento e Faro, a sua cidade natal, homenageia-o com um evento de comemoração da sua vida e obra. 

O evento de comemoração do centenário está a cargo da curadoria do professor, poeta e ensaísta, António Carlos Cortez  e conta com um leque de personalidades e pensadores influentes no cenário literário português nomeadamente Paula Cristina Costa, João Albuquerque, Jorge Vaz de Carvalho, Fernando Pinto do Amaral, Paulo Teixeira, Jorge Reis-Sá, Ana Marques Gastão, Luís Filipe Castro Mendes, José Ricardo Nunes, Luís Quintais, Luís Ricardo Duarte, Elisa Costa Pinto, Sara Martins e Cláudia Tomé Silva.

A performance de poesia interpretativa estará a cargo dos atores Luís Lucas e Eurico Lopes.

O programa contempla uma exposição de inéditos e originais do artista que permanecerá após o evento na Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

Conheça o programa:

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados. Para participar no evento, no dia 17 de Outubro, solicitamos inscrição prévia que deverá ser feita para o email atal@emersa.pt

Este evento é organizado pela Associação A Tal Emersa, em Co-Produção com a Epopeia, com o apoio da Câmara Municipal de Faro e em parceria com a Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.

Anterior
Anterior

“Le Doute” é o segundo tema de Jean Christian e não há dúvidas que é maravilhoso

Próximo
Próximo

“Apaixonei-me por aquele que era o exercício puro da música, a verdadeira satisfação deste mundo.” - Eduardo Beça