Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (Faro) lança oficina de vídeo para comunidade escolar
A oficina em regime misto (online e trabalho autónomo) conta com a participação de alunos, professores e encarregados de educação.
Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (AEPROSA), em Faro, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, vai organizar nos próximos dias 17, 22 e 24 de fevereiro, 1, 3, 8 e 10 de março uma oficina de vídeo "VIDEOLAB" em regime misto (online e trabalho autónomo), no âmbito das suas atividade do Projeto Cultural de Escola e do plano Nacional de Cinema.
Na oficina vamos ter a participação de alunos, professores e encarregados de educação.
Inicialmente a oficina foi idealizada para 12 participantes, mas como passado apenas uma semana ouve um volume de inscrições 3 vezes superior, a organização da oficina decidiu restruturar o Estava prevista para 12 participantes, mas em apenas uma semana teve 46 inscritos, o que levou a uma reorganização da formação, de forma a ninguém ficar de fora.
"[…]Sendo o meio digital, e neste caso o vídeo cada vez mais utilizado na comunicação, torna-se importante dotar os jovens e a restante comunidade escolar de noções básicas na área do audiovisual". A oficina vai, assim, passar pelo "conceito da estética e da linguagem técnica audiovisual, pela operação da câmara até à edição e a exportação para os diferentes formatos, desde videos para o youtube como instagram, facebook etc..., para assim poderem usar este recurso nos trabalhos escolares (contribuindo o desenvolvimento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e do Projeto Educativo do AEPROSA) ou apenas por diversão", segundo o Agrupamento de Escolas.
A oficina pretende proporcionar à comunidade educativa AEPROSA, a aquisição de conhecimentos na área do Audiovisual. Tratando-se de uma oficina de nível básico, pretende-se que cada participante adquira competências teóricas, estéticas e práticas para a elaboração de um pequeno vídeo colocando em prática os conceitos aprendidos durante as sessões teóricas.
A oficina online requer conhecimentos mínimos nas áreas de informática e meios digitais, além disso será dividida em duas formas, a teórica com o facilitador online e a prática que deverá ser feita pelo aluno "offline". Todos os exercícios serão analisados pelo facilitador e participantes.
Os conteúdos programáticos integram uma resenha histórica do nascimento do vídeo, noções básicas da Estética e da Linguagem audiovisual, noções básicas da câmara e iluminação, noções básicas de áudio, noções básicas de edição e realização e análise de Trabalhos Práticos.
FONTE Aeprosa FOTOGRAFIA Aeprosa e Matt Hardy