Gala Celeste Rodrigues regressa a Faro com a sua 10ª edição

Celeste Rodrigues

Entre nomes algarvios e alentejanos, para esta 10ª edição, a AFA reúne cerca de vinte fadistas e guitarristas. ​

​No próximo domingo, dia 24 de outubro, a 10ª Gala Celeste Rodrigues, organizada pela Associação de Fado do Algarve (AFA), vai ter lugar no Teatro Lethes, em Faro.
Entre nomes algarvios e alentejanos, para esta 10ª edição a AFA reúne cerca de vinte fadistas e guitarristas. Destes são exemplos Tatiana Pinto, Inês Gonçalves, Cremilde, Rui de Sousa, Teresa Viola, Alcino Bom e António Almeida, segundo revela o presidente da AFA Valentim Filipe, em entrevista à Make It Happen. Ao palco do Teatro Lethes sobe também o próprio Valentim, “músico desde ‘menino e moço’, guitarrista desde os 18 anos”, com um percurso que começou no Fado, passou pelo rock e ao primeiro regressou, acabando por fundar a Associação de Fado do Algarve, em 2012. Hoje, Valentim percorre cidades e palcos algarvios para acompanhar aquela que é a canção popular urbana de Portugal e que celebra, no próximo dia 28 de outubro, 10 anos desde a elevação a Património Imaterial da Humanidade – título atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

É desde a sua fundação que a AFA vem promovendo o Fado no Algarve, quer na difusão, quer na formação de fadistas e instrumentistas. Exemplo disso são as Galas, as quais são amadrinhadas por Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues e aclamada fadista na década de 50, em resultado da interpretação de temas como "Olha a Mala", uma composição de Manuel Casimiro de Almeida.
Nos próximos dias, outros eventos organizados pela AFA vão também ter lugar em vários espaços farenses, como é o caso de “Fado no Museu”, atividade a decorrer no Museu Municipal de Faro e que consiste em quatro sessões diárias de Fado ao vivo, pelas 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30, segundo Valentim Filipe. No dia 30 de outubro é a vez do Clube Farense acolher uma Noite de Fados.
Os bilhetes para a 10ª Gala Celeste Rodrigues terão um custo de 10 euros para não sócios e cinco para sócios da AFA, e podem ser comprados em bol.pt ou diretamente no Teatro Lethes.


FONTE Make It Happen   FOTOGRAFIA João Tuna
Anterior
Anterior

Giacomo Scalisi: entre o espetáculo "Não" e a reivenção da Cultura, do Pensamento e do Espaço

Próximo
Próximo

Da imaginação para o palco: Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, prepara-se para receber o Festival *SIGA*