Da imaginação para o palco: Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, prepara-se para receber o Festival *SIGA*

Entre 19 de novembro e 5 de dezembro, o Festival *SIGA* vai ter lugar na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro. Carlão, Frankie Chavez, The Legendary Tigerman e Linda Martini encabeçam o cartaz, do qual constam ainda nomes como Filho da Mãe, Cassete Pirata, O Gajo, 2143, Sal, Dela Marmy, The Mirandas e Lefty. São três fins de semana de festival, com géneros musicais que passam pelo rock, blues, folk e hip hop, conciliando gostos e faixas etárias.
É no âmbito de um projeto homónimo e por impulso da ARCM que nasce o Festival *SIGA*. Em entrevista à Make It Happen, o Diretor de eventos da ARCM, Jorge Santos, conta que o *SIGA* “começa com a ideia de ter um projeto em que pudéssemos criar eventos, dinâmicas e empoderar as artes cénicas, em redor dos artistas e dos técnicos de som que, por vezes, são transparentes.” Apesar de a União Audiovisual ter vindo a assumir “com mais força o papel que tínhamos no início”, o *SIGA* “manteve a raiz inicial, continuando a dar apoio a bandas locais e regionais, através do fornecimento seja de recursos, seja de locais para ensaios”. A esse papel, junta-se o do apoio na formação técnica, a qual se concretiza em resultado de um protocolo com o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa.

Estrada fora, Jorge Santos acompanhou ao longo de 17 anos inúmeras bandas, das quais são exemplo Moonspell e Xutos & Pontapés. A influência deste percurso pelo mundo musical esteve, pois, na base da ideia de criar um festival, desde que chegou à ARCM, em janeiro de 2019: “quis criar condições para acolher bandas sem ter de alugar nada: somos nós, sócios, que contruímos tudo o que está na associação”, revela. O Projeto *SIGA* foi-se, acrescenta, “apetrechando de materiais e recursos”, os quais tornam agora possível a concretização do Festival homónimo.
Apesar de chegar quase no fim de 2021, há um ano que o Festival *SIGA* é idealizado, tal como elucida o Diretor de eventos da ARCM: “vamos agora colocar em seis dias 12 bandas que não conseguimos durante este ano, devido à Pandemia.” A expressão *SIGA* assume-se então como grito de força, “mote de energia e de positividade”, nas palavras de Jorge Santos.
Os concertos vão decorrer nas salas *SIGA*, Morcego e Multiusos, funcionando o Pátio Jimi como “lugar de encontro entre públicos diversos que vêm à procura de coisas diferentes, dentro da Cultura”. Por essa razão, o acesso ao mesmo será gratuito, segundo o Diretor de eventos da ARCM.
Todas as noites a Sala *SIGA* vai contar com DJ sets, cuja programação, de acordo com Jorge Santos, vai “da eletrónica aos ritmos africanos”, sendo protagonizada por nomes como Madd Rod e Black Mambi, a 19 e 20 de novembro, respetivamente; Renato aka Renato e Duo 422 no fim de semana de 26 e 27 de novembro, e finalmente Badoga & Figueira e Micah, a fechar o último fim de semana de festival (3 e 4 de dezembro). A entrada nesta sala terá um custo de três euros para quem não adquirir bilhete.
Se é verdade que a música une, o *SIGA* é a prova disso, ao procurar dar voz e palco a várias associações, como é o caso da Associação 289 e a Associação Cultural ArQuente, responsáveis pela programação do primeiro e terceiro fins de semana. Também a Associação Verão Azul realiza, na noite de 20 de novembro, uma festa de encerramento do primeiro fim de semana. Por fim, a Associação Blues do Algarve foi outra das entidades escolhidas, e tratará da programação da Sala Multiusos no segundo fim de semana.

O custo do bilhete difere consoante o dia e a condição de sócio: para Filho da Mãe e Dela Marmy (19 de novembro), o bilhete será de 10 euros para sócios e 12 euros para não sócios; para 2143 e Linda Martini (dia 20 de novembro), o custo será de 12 euros para sócios e 14 para não sócios; para O Gajo e Frankie Chavez (dia 26 de novembro), bem como para Sal e Cassete Pirata (27 de novembro) os bilhetes terão o custo de 12 euros para sócios e 14 para não sócios; para The Mirandas e Legendary Tigerman (dia 3 de dezembro) o custo será de 12 euros para sócios e 15 euros para não sócios, e, por fim, para Lefty e Carlão (dia 4 de dezembro) o valor do bilhete será de 13 euros para sócios e 15 euros para não sócios. Há ainda a opção de adquirir o bilhete geral, no valor de 70 euros para sócios e 75 para não sócios, ou ainda para cada fim de semana, sendo o custo de 25 euros para o primeiro e o segundo fins de semana, e 26 euros para o terceiro.

Os bilhetes podem ser adquiridos junto da ARCM, em bol.pt e nas lojas FNAC. No caso dos sócios, estes só terão desconto se adquirem o bilhete através do e-mail reservas.arcm@gmail.com, ou do contacto 968506072.


FONTE Make It Happen   FOTOGRAFIA Epopeia Brands
Anterior
Anterior

Gala Celeste Rodrigues regressa a Faro com a sua 10ª edição

Próximo
Próximo

O “bom apetite” de Epicuro na despensa infernal de Dante