Festival Al-Bauhaus Dream Factory chega a Faro

Do objetivo de celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu nasce “The Festival”, movido pelo intuito de reunir cidades europeias e pessoas de variados setores de atividade para debater e pensar o futuro. É dentro da sua agenda que surge “AL-Bauhaus Dream Factory”. O encontro dá-se a 9 de junho, a partir das 15 horas, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro.

A programação conta com workshops, exposições, um quiz e momentos de debate e open mic, os quais se dão do encontro e do diálogo entre um polivante conjunto de oradores e agentes especializados em variadas áreas, como Arquitetura, Habitação, Estratégias Culturais Digitais, Tecnologia, Crowdfunding e Sustentabilidade. A entrada é gratuita.

 
 

Além de querer celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu, é do mote de “criar um espaço privilegiado para imaginar, sonhar e co-projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis e para todos” que surge o "AL-Bauhaus Dream Factory". “Informar, inspirar e esclarecer” são os três eixos a concretizar sobre este grande movimento europeu.

O "AL-Bauhaus Dream Factory" terá lugar na ARCM, sito na "Fábrica da Cerveja", edifício emblemático na cidade velha de Faro, que vem sendo força-motriz na dinamização cultural da cidade e na região.

Pelas 15 horas, dá-se “Sonhar a Fábrica”, workshop de desenho criativo com crianças e jovens e que, além da Fábrica da Cerveja, incide na exploração dos conceitos de Belo, Sustentável e Inclusivo - três traves mestras que movem este encontro, e em torno das quais se faz o debate e o pensamento inclinado no futuro da região. Uma hora depois (16 horas) segue-se a abertura do espaço de exposição, que se dobra em sete atividades, as quais decorrem na Sala SIGA:

(1) “lixARTE – transformar o lixo em Arte” - tapeçarias criadas por diversas escolas dos concelhos de Faro e Olhão a partir de lixo recolhido na costa algarvia;

(2)"For a Plastic Free Ria Formosa" - exposição de fotografia pelos alunos do 9ºB do AE Alberto Iria (Olhão) durante as recolhas de lixo marinho ao longo de 2021-2022, atividade realizada no âmbito do projeto “lixARTE";

(3) “Upcycling Clothes and Minds” - projeto internacional sobre upclycling de roupas e tecidos, com transformação de peças de vestuário ao vivo pela Associação Amarelarte. Para este momento, os participantes são convidados a levar uma peça de roupa usada para doar ao projeto, ficando habilitado a ganhar um saco confecionado a partir dessa peça;

(4) “Ria Formosa: amor litterae” - desenho em t-shirts inspirado na Ria Formosa, por Guillherme Gonçalves. Ao vivo, assistir-se-á ao trabalho realizado pelo artista ao vivo, o que permite, assim, conhecer de perto o seu processo criativo;

(5) "O Bioco" - peça desenvolvida com diversos materiais e recorrendo a diferentes técnicas tradicionais, por Joana Bandeira Rocha;

(6) "Prémios Vencedores do Prémio Regional de Arquitetura" - pela Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos;

(7) “Projetos Inspiradores Al-Bauhaus” - galeria digital de projetos belos, sustentáveis e para todos desenvolvidos no Algarve.

Na Sala Morcego tem lugar a projeçao live do “THE FESTIVAL” do Novo Bauhaus Europeu a decorrer em Bruxelas. Pelas 16h30, com o mote “Espaços Culturais Al-Bauhaus”, dá-se uma sessão de grupos de debate livre, através da metodologia "Open Space Technology" sobre novos espaços culturais no Algarve que possam corresponder aos princípios NEB “Belo, Sustentável e para Todos”. Pelas 18 horas, passa-se a um momento de Open Mic, feito por Cláudio Calveri, Consultor de Estratégias Culturais Digitais (“Civic Crowdfunding ToolKit”); por Mariana Pestana, Investigadora Instituto Superior Técnico, Universidade Lisboa (“Novo Bauhaus do Mar”); e ainda por José Brito, Arquiteto Paisagista/CCDR Algarve (“Como Habitar?).

Às 18h30 tem início o Al-Bauhaus Talk, debruçado no tema “(Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza”, no qual José Alegria, Arquiteto e Cônsul Honorário de Marrocos no Algarve, discorre sobre “A importância dos saberes e dos materiais locais”. Esta conversa será moderada pela Seção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitetos.

Pelas 20h30, os conhecimentos atestam-se através de um Quiz com o mote “Quem nunca?: Feio, Insustentável e Individualista, a cargo de Maia e Peanuts.

A noite termina com um DJ Set de Renato (aka Renato), a ter início pelas 22 horas.

À concretização do Al-Bauhaus ajudou um conjunto de parceiros regionais, a saber: Associação Al Mouatamid Ibn Abbad, Associação Cultural e Recreativa de Músicos, Associação Designers do Sul Darquiterra, Europe Direct Algarve | CCDR Algarve, Faro2027 | Município de Faro, Ordem dos Arquitetos Seção Regional do Algarve e Universidade do Algarve.

Anterior
Anterior

De um pensamento sobre “o belo, o sustentável e o inclusivo” se faz o Festival AL-Bauhaus, em Faro

Próximo
Próximo

Fechar os olhos para ver melhor