Está no ar uma nova plataforma de acesso à literatura

 

A Rede de Livrarias Independentes (ReLI) disponibilizou na passada quinta-feira, 17 de março, a sua nova plataforma de vendas online, que permite ao usuário desfrutar de um catálogo repleto de livros novos, usados e de edições raras ou únicas, e receber os exemplares no conforto de sua casa. A iniciativa tem como mote “A compra digital é no comércio tradicional”, e pretende ajudar as livrarias independentes a manter seu funcionamento por meio digital.

Todo o processo de aquisição dos livros é realizado dentro da plataforma, com o apoio da ReLI. O leitor pode consultar todos os recursos disponíveis na plataforma e optar pelas obras que mais gostar. Após esta escolha, o pedido é encaminhado para a(s) livraria(s) escolhida(s) via e-mail, e passa a ser tratado diretamente pelo cliente e pela livraria.

Esta é uma iniciativa que surgiu para amparar o setor literário, que foi prejudicado de forma exponencial ao longo do confinamento. O projeto conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Imprensa Nacional, da Biblioteca Nacional de Portugal e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que têm parte no desenvolvimento e criação da plataforma. 

O projeto teve também o auxílio de 80 livrarias independentes, que reuniram-se para enfrentar esta crise alarmante do setor livreiro. Estes memorandos foram assinados em setembro de 2020, e tornam-se cada vez mais relevante nos dias de hoje.

O acesso à literatura e a venda de livros deve ser realizada mesmo à distância, e apesar de o ano de 2022 demonstrar uma queda significativa nas medidas e nas limitações deixadas pelo confinamento, o site surge finalmente para dar seu alívio tão esperado aos vendedores de livros.

Apesar de ser uma loja digital, a plataforma não pretende extinguir nem dificultar o comércio nas livrarias físicas, e sim possibilitar transações por parte destas mesmo distante de seus leitores. Como afirmou a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, o projeto tende a coexistir com os livreiros de forma orgânica e branda.

O acesso a plataforma é livre, e pode ser realizado pelo link: https://livros.reli.pt/


FONTE Make It Happen   FOTOGRAFIA ReLI - Rede de Livrarias Independentes
Anterior
Anterior

Rede 8 de Março| Mourana Monteiro: “uma das maiores dificuldades sociais é a iliteracia política – a falta de conhecimento dos Movimentos Sociais e de como é construída a História”

Próximo
Próximo

“Lobo Vermelho” (TEL) chega ao Centro Cultural de Lagos