Arroios Blues Week transforma Lisboa no epicentro do Blues
O festival que celebra o Blues vem reforçar o panorama cultural no bairro de Arroios. A segunda edição acontece já nos próximos dias 17, 18 e 19 de Janeiro.
Numa narrativa disruptiva e singela, “Estrela” revela o lado literário de Maria Seixas Correia
Consolidada radialista e apresentadora, Maria Seixas Correia lança o seu primeiro livro "Estrela” revelando que a sua criatividade também se estende no panorama literário.
“É muito escasso o tempo que temos para pensar em nós próprios e no propósito da nossa existência.”
“É muito escasso o tempo que temos para pensar em nós próprios e no propósito da nossa existência.”
“Le Doute” é o segundo tema de Jean Christian e não há dúvidas que é maravilhoso
Do seu álbum já editado em formato físico “Jean Christian et Les Rêves Enfouis”, chega-nos já no dia 10, através da plataformas digitais, o segundo single “Le Doute”.
Faro celebra os 100 anos de António Ramos Rosa
O evento de comemoração realiza-se nos dias 16 e 17 de Outubro na Biblioteca Municipal de Faro.
“Apaixonei-me por aquele que era o exercício puro da música, a verdadeira satisfação deste mundo.” - Eduardo Beça
Eduardo Beça vive em Mirandela e caracteriza-se por ser um músico transmontano repleto de influências da diáspora lusófona e sonoridade ibérica, movido pela bossa nova, samba, jazz, bluesmúsica portuguesa e flamenco.
“Quero que as nossas obras sejam como um abraço para quem as ouve.” - Gabrulo García
El Último Ciclista é o projeto musical liderado por Gabrulo García, um uruguaio adotado pelas terras galegas e criador de músicas inspiradas pelo pop ibero-americano.
“Não estou preocupado em fazer algo que seja padrão e que já existe: quero criar a minha identidade e o meu próprio som.” -Jacaréu
De Jacaréu, o artista movido pelas necessidades de intervenção e pela abordagem a temas importantes para a sociedade, destacam-se dois dos singles do autor: “Senhorio” e “Escola da Vida”.
PERIFÉRICO: Um tributo à Música Emergente e à Cultura Independente Nacional
Olhar para aprender - a estória de Analide do Carmo, caldeireiro de Loulé
À medida que adentramos na Rua da Barbacã, em Loulé, o som do martelar no latão e no cobre persegue-nos e não engana: aproximamo-nos da Oficina de Caldeireiros, da qual espreita e acena Analide.
Pessoa Luna Park: “por que não apostarmos num formato que possa reanimar temporariamente espaços abandonados, sub-utilizados e degradados?”
Para fintar esse olhar passivo diante do dano, foi em 2013 que nasceu Pessoa Luna Park, projecto que vem trabalhando de forma itinerante espaços urbanos, com vista à sua reutilização e edificação de centros temporários de experimentação colectiva, “que combinem a vocação cultural, social, educacional e recreativa com a imagem de uma cidade sustentável”.
De símbolo de pobreza a elemento de moda, pela palma se reinventa a tradição
Alcofas, capacheiras, alcoviteiras, cabanejos, golpelha, ceiras e albardas – quantos conhecem estes termos ou sabem que designam objectos indispensáveis a um quotidiano de outrora; quantos lembram do tempo em que era deles a vida rural, ou os viram já registados em postais, fotografias e demais representações iconográficas da tradição algarvia?
Carolina Santos: “o nosso corpo tornou-se apenas a extensão de uma ferramenta para trabalhar com a tecnologia. A arte dá-nos essa liberdade, essa percepção”
Luca Argel: “o Samba como género poético serve muito bem para falar sobre situações delimitadas num tempo e espaço, mas que podem ser extrapoladas para leituras mais universais”
Luca Argel subiu ao palco do Teatro das Figuras, em Faro, no passado dia 15 de abril, no âmbito do festival Live in a Box. Na tarde que antecedeu o concerto, conversámos sobre Samba, História e tanto mais - um momento que abaixo se transpõe.
Versão digital de “The World Keeps Moving On”, dos The Mirandas, já está disponível
Vinda do EP “All Those Yesterdays” (2021), “The World Keeps Moving On” é a mais recente canção dos The Mirandas a ganhar uma versão digital, a qual foi gravada ao vivo, durante o concerto de apresentação que decorreu no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Faro.
Loulé e Faro estão entre as 12 cidades portuguesas por onde passa o RHI-Revolution, Hope, Imagination
A 4ª edição do “RHI – Revolution, Hope, Imagination” percorre 12 cidades portuguesas entre 17 e 24 de junho, das quais são exemplos Faro e Loulé. É da urgência de debater e repensar estratégias para o futuro da Cultura que surge esta edição, e daí que o mote seja “Think Arts, Talk Business, Make Culture”.
"O que significa programar?" é o tema do próximo debate Acesso Cultura em Faro
O próximo debate da Acesso Cultura decorre a 21 de junho, pelas 18h30, na sede da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), em Faro. Desta vez, questiona-se: "O que significa programar?", tema que move o debate. A entrada é livre, sujeita à lotação da sala e todos os interessados podem aceder a mais informação em Acesso Cultura.
Do mundo para o Algarve e Litoral Alentejano, vêm aí dois festivais
Numa realidade em que os muros erguidos talvez ultrapassem os que se deitam abaixo, parece ser através da música que se tenta reverter o cenário. A prová-lo, estão a chegar dois festivais que põem a tónica na coexistência de expressões musicais endógenas a várias pontas do globo: Festival MED, em Loulé, de 30 de junho a 5 de julho, e Festival Músicas do Mundo – FMM Sines, de 22 a 30 de julho. Os bilhetes para o MED encontram-se até dia 23 de junho em pré-venda no Cineteatro Louletano e no site da Bol.
De um pensamento sobre “o belo, o sustentável e o inclusivo” se faz o Festival AL-Bauhaus, em Faro
Por detrás da organização do evento estão Sofia Martins e Isadora Justo, as quais, além do grupo Al-Bauhaus, integram a equipa de Faro 2027. Conversei com Sofia e Isadora, que contam como surgiu este festival, o que procura, e qual o significado que traz à cidade e à região.
Festival Al-Bauhaus Dream Factory chega a Faro
Do objetivo de celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu nasce “The Festival”. É dentro da sua agenda que surge “AL-Bauhaus Dream Factory”. O encontro dá-se a 9 de junho, a partir das 15 horas, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos (ARCM), em Faro.
pub